06 de Agosto

| "Orçamento de Gastos com Recursos Humanos" e a sobrevivência da empresa

voltar

| "Orçamento de Gastos com Recursos Humanos" e a sobrevivência da empresa

Muitos problemas que envolvem o Orçamento de Gastos com Pessoal como as muitas regras envolvendo diversos encargos (INSS, FGTS, Provisões de Férias e 13º Salário, cálculo de horas extras, comissões etc.), existe ainda a Gestão de Benefícios que cada empresa oferece (Vale Transporte, Vale Refeição, Bolsa de Estudos, Previdência Privada, entre outros). Ainda cada vez que há a previsão de contratar um novo funcionário, realizar uma demissão ou mesmo fazer uma simples projeção para saber como ficarão as contas após um reajuste coletivo (dissídio), exige bastante trabalho para refazer todos estes cálculos. 

Assim como planejamento orçamentário é primordial, o mesmo podemos dizer da projeção dos desembolsos relacionados a seus funcionários, o tão famoso Orçamento de Gastos com Recursos Humanos . 

No Planejamento e Orçamento de Gastos com RH dependendo do ramo de atividade e do modelo de negócio, os Gastos com Pessoal representam uma grande parcela das despesas, em alguns casos chegando a ser responsáveis por mais de 80% dos custos e despesas totais. Isso acontece principalmente em organizações que possuem suas principais atividades produtivas baseadas em pessoas, como é o caso das empresas que trabalham com prestação de serviços ou até mesmo em indústrias em que os processos de fabricação não possam ser totalmente automatizados, portanto necessitam de grande volume de mão de obra. 

Um erro comum, e que acontece com bem mais frequência que imaginamos, é que ao projetar a contratação de um novo funcionário, as empresas fazem a conta levando em consideração o salário do novo colaborador, e esquecem de incluir nos cálculos os encargos e benefícios envolvidos. Além disso, outro erro corriqueiro e que pode causar sérios problemas ao fluxo de caixa de uma empresa é deixar de prever no orçamento os reajustes e renegociações, como por exemplo o dissídio coletivo (reajuste anual para reposição das perdas do poder aquisitivo ocasionadas pela inflação), os reajustes previstos em contratos para planos de saúde, planos odontológicos, aumentos no valor de vale transporte e vale alimentação e até mesmo os aumentos de salários reivindicados pelos funcionários periodicamente. 

Também é importantíssimo que a empresa se prepare para os dois grandes desembolsos anuais, relacionados ao pagamento de férias e ao 13º salário. Aqui é ponto onde muitas organizações que não criam uma reserva acabam necessitando recorrer aos bancos, tomando empréstimos com juros altos para honrar os compromissos com os funcionários. Não podemos esquecer de prever ainda uma provisão para as rescisões contratuais (multas pagas sobre demissões). 

Percebem como o assunto precisa de atenção? Assim, fica claro que os Gastos com RH é uma das mais importantes na análise do demonstrativo de despesas e custos de sua empresa, e merece atenção especial. 

Portanto, um erro ou “descaso” na elaboração do orçamento das despesas de RH pode causar sérios problemas ao caixa da empresa, ocasionando despesas adicionais com juros bancários e podendo, em casos mais extremos, até mesmo causar a falência. 

 

Por isso este assunto merece tanta atenção! Agora veio a dúvida? Como planejar o Orçamento de gastos com pessoal? Confira as 3 principais etapas ou entre em contato conosco que podemos ajudá-lo!

 

Quer receber mais materiais como este? cadastre em nossa newsletter ou siga nossas redes sociais

receba nossas novidades