05 de Junho

| O que é um plano de cargos e salários?

voltar

| O que é um plano de cargos e salários?

Qual é o tipo de colaborador sua empresa deseja manter? Se a resposta para essa pergunta é o profissional capaz, proativo, empreendedor e inovador, cuidado! Não, isso não significa que o perfil dele está incorreto. A questão é a seguinte: sem o incentivo adequado, esse funcionário, cobiçado por muitas outras empresas, simplesmente vai embora. Como mantê-lo? Um bom plano de cargos e salários pode ser a solução! 

O que é um plano de cargos e salários? 

Trata-se de um mecanismo para a gestão dos recursos humanos da empresa, no qual as regras de ascensão dentro da organização, assim como sua política salarial, são previstas de forma clara e transparente. 

Por que ter um plano de cargos e salários? 

Através dele, a empresa consegue identificar os talentos e aptidões de seus colaboradores, e a partir dessa avaliação, ela criará uma estratégia para alocar cada indivíduo no cargo em que ele pode ser mais produtivo. Além disso, ele permite que as empresas tenham uma política de remuneração justa, adequada e transparente, o que motiva os colaboradores a fazerem o seu melhor para atingirem objetivos específicos. Como resultado, o funcionário se sente motivado. Afinal, ele sabe exatamente como chegar ao posto que deseja e vai fazer o possível para atingir os resultados necessários, e com isso a empresa ganha em produtividade. 

Que outros benefícios o plano oferece? 

Em se tratando de gestão, tornar todas as regras claras é sempre uma ótima estratégia. Por isso, através do plano é possível: desenhar o perfil de competências para os cargos estratégicos da empresa; conhecer as atribuições de cada cargo, suas responsabilidades e resultados esperados ficam definidos de forma aberta; utilizar as práticas salariais e de benefícios do mercado para equilibrar a remuneração dos funcionários; proporcionar o desenvolvimento profissional e a retenção dos talentos na empresa. 

 

Quer saber mais sobre como aplicar na sua empresa? Entre em contato conosco

Quer receber mais materiais como estes? Cadastre-se para receber nossas newsletters ou siga nossas redes sociais clicando aqui

 

 

 

Fonte: Vb meu mundo RH - www.vb.com.br

receba nossas novidades