02 de Maio

| Estratégias de remuneração mais competitivas com pesquisa salarial

voltar

| Estratégias de remuneração mais competitivas com pesquisa salarial

Otimizar o tempo, alcançar desempenho e produtividade satisfatórios e reduzir custos desnecessários são objetivos que estão no topo do planejamento das organizações.

No entanto, muitos profissionais da área de remuneração acaba deixando de lado informações sobre as práticas de remuneração do mercado e gerando uma gestão de cargos e salários fora da realidade, fazendo com que a empresa tenha mais custos com demissões e contratações por conta de funcionários desmotivados.

A importância da pesquisa salarial está no fato de que essa é uma importante ferramenta de apoio para a definição das estratégias de remuneração, principalmente para os cargos mais relevantes da organização, levando a uma competitividade de mercado.

Assim, ao realizar pesquisas salariais de mercado, o profissional de remuneração passa se valer de uma série de dados e informações que levem a avaliar e a analisar o nível de competitividade dos salários e benefícios oferecidos pela empresa, assim como comparar as diversas práticas de gestão de pessoas. 

Sua empresa consegue identificar os talentos e perspectivas de crescimentos dos colaboradores?

A empresa consegue estabelecer estratégias para alocar cada indivíduo no cargo em que ele pode ser mais produtivo e mais bem remunerado? 

Perguntas como essas devem fazer parte da gestão de pessoas, de forma a permitir que a empresa tenha uma política de remuneração justa, adequada e transparente. 

E a pesquisa salarial é um dos estudos mais importantes, que resulta na verificação das diferenças salariais existentes no mercado, bem como equipara dentro da empresa as remunerações conforme os níveis de responsabilidades. A falta de equilíbrio interno dentro das organizações por discrepâncias salariais acaba trazendo problemas muito mais graves do que o desequilíbrio externo.

A pesquisa salarial contínua e atualizada proporciona à empresa saber se houve:

negociação dos acordos coletivos de trabalho; reajustes abaixo da inflação; 

falta de atualização da tabela do Imposto de Renda; redução ou eliminação dos aumentos de salários por mérito,

tempo de serviço ou promoção; 

criação de cargos em posição inferior à tabela salarial;

substituição de funcionários com salários mais elevados e com maior experiência por outros com menor experiência e salários mais baixos.

Saiba mais sobre a pesquisa salarial e onde encontrar pesquisas realmente confiáveis!

Quer ajuda para aplicar a pesquisa salarial e na tomada de decisões de remuneração e cargos? Fale conosco

Quer receber mais materiais como estes? Cadastre-se em nossa newsletter

receba nossas novidades