15 de Dezembro

| 5 tipos de remuneração variável que podem ser usadas como estratégia em recursos humanos

voltar

| 5 tipos de remuneração variável que podem ser usadas como estratégia em recursos humanos

Remuneração variável também chamada de bonificação, é uma recompensa ou um bônus recebido pelos profissionais, de acordo com os resultados obtidos durante um determinado período. Ou seja, uma “recompensa extra” paga em dinheiro como retribuição a um trabalho ou tarefa exercida com qualidade e maestria. 

Trata-se das diferentes maneiras de se recompensar um profissional pelo bom desempenho com adicionais ao salário ou premiações pagas em dinheiro que podem complementar o salário fixo. Normalmente, a remuneração variável é concedida através de alcance de bons resultados, quando as metas são superadas, a produtividade sobe, o bom desempenho profissional é crescente e constante e é usada para coroar um resultado excepcional dos profissionais e das equipes. 

Existem diversos tipos de remuneração variável no mercado, trazemos abaixo cinco delas que sua empresa pode usar como estratégia.

Prêmios e incentivos – Como o próprio nome sugere são bônus ou incentivos dados em dinheiro ou não para profissionais ou equipes que se destacam em alguma atividade ou trabalho realizado como viagens, vale compras em dinheiro etc. 

Participação nos lucros – Consiste na gratificação dada aos funcionários como parte dos lucros obtidos pela empresa durante o ano ou determinados períodos.

Participação nos resultados – Trata-se do direito dos colaboradores de receberem uma parte em dinheiro referente a resultados obtidos pela empresa como no cumprimento de metas, por exemplo. 

Comissão de vendas – Nada mais é do que uma recompensa monetária dada a colaboradores pelo bom cumprimento de metas ou objetivos estabelecidos pela empresa em que atuam. As comissões são oferecidas principalmente para profissionais que atuam com vendas. 

Prêmio por produtividade – Diferente da comissão por vendas onde o pagamento é variado de acordo com as metas alcançadas, o prêmio por produtividade é uma forma de recompensa dada com base na produção geral de uma equipe ou de forma individual. Nestes casos, a empresa pode definir valores fixos a serem pagos aos profissionais ou estabelecer definições específicas do bônus. 

 

Fonte: José Roberto Marques Link fonte: http://www.jrmcoaching.com.br/blog/conheca-5-tipos-de-remuneracao-variavel-e-o-impacto-na-motivacao-profissional/

receba nossas novidades